quinta-feira, 26 de abril de 2012

Olha primo!

Esses dias caminhando pela rua não pude deixar de tirar algumas fotos pensando no meu primo Conrado e na sua paixão por carros, motos, caminhões e tudo que tenha motor..
Desde pequena me lembro de como ele gostava dessas coisas e vendo esse carro antigo e super conservado pensei direto em como ele gostaria de ver isso. Na verdade, consegui imaginar ele colocando o nariz no vidro para olhar para dentro e ver o estado do estofamento, direção e etc.. hauahuahuhauhau
Espero que gostes primo!



Beijos!

Para minha dinda Lú

                 Gente, o blog anda meio abandonado pq estou numa correria enorme, o projeto está indo muito bem, mas depois vou escrever detalhadamente sobre isso..
O post de hoje tem exclusivamente o objetivo de dar parabéns (atrasado) para uma das pessoas mais importantes da minha vida, a dinda Lú!
Pois é.. ela soprou velinhas no dia 17/04 e eu não pude escrever na data certa, desculpa dinda, mas saibas que me lembrei de ti durante toda terça-feira. Estava ctg em pensamento!
Sabe.. se no passado eu revestida de toda petulância e propriedade características dos 5 anos de idade colocava as mãos na cintura e te dizia que não me mandavas pq não eras minha mãe, hoje um pouco mais calma e sem tanta necessidade de autoafirmação te agradeço por, de fato, nunca teres me mandado, mas sim teres me dado exemplos de como ser uma mulher batalhadora, que luta para alcançar seus objetivos e construir sua história da forma que deseja.
Tenho muito orgulho de ti, da tua trajetória e da relação que construímos.

TE AMO... e peço que aceites essas rosas amarelas (Sim, elas tinham que ser amarelas para ti, né?!) como uma simples lembrança do meu amor. Essa foto foi tirada no dia 17 mesmo quando estava saindo de uma escola e indo para uma ONG. =)


Beijos e muitas saudades!


Feliz Páscoa!

08/04/2012
Feliz Páscoa gente!
Espero que o dia de hoje tenha sido maravilhoso para todo mundo e que vcs não esqueçam dos meus chocolates pq quando voltar para casa quero TODOS eles! huahauhauhau
                Bom, hoje fui trabalhar novamente no restaurante e quando saí fui aproveitar o restinho do dia com a Jai.
                Conhecemos vários lugares lindos e fomos expulsas do Mosteiro de Santa Clara-a-velha.. hauhauhau
Siiiiim.. é verdade! Nós queríamos visitar o mosteiro, mas a entrada ficava MTO distante de onde estávamos, então vimos um muro bem baixinho. Quem adivinha o que as brasileiras fizeram?! Acertou quem achou que elas PULARAM o pequeno obstáculo! Isso mesmo.. as mulecas pularam o muro!
Prova do crime...

                Quando olhamos para o lado vimos um guarda correndo na nossa direção, ele pediu que nos dirigíssemos até a porta de saída para entrar pela bilheteria direitinho!
                Ficamos com tanta vergonha que resolvemos ir embora e voltar outro dia como umas turistas normais! Ahuahauhauhuh
Foto roubada do mosteiro!

                Ficamos grande parte do dia na volta do Rio Mondego que é o rio que corta a cidade. É um lugar lindo e com o sol que fez hoje parecia uma pintura.





                Coreto lindo no Parque Manuel Braga




                Vista geral do parque



                Depois de caminhar pelas margens do rio eu e Jai sentamos um pouquinho em uns barzinhos que tem ali mesmo. Tomamos cerveja, vinho e comemos coisas gostosas. Olhem que lindo o presente que me dei de páscoa.. MTO bom!



                Aaaa.. pra quem ainda não conhece, essa é a Jai. Ela é um amor, muito engraçada... estamos nos damos muito bem. =D


               Quando o sol foi embora esfriou muito e decidimos voltar para casa. A Jai preparou uma surpresinha de Páscoa com ninho, torta e tudo mais.. Dilicia...
Ai gente tô apavorada, aqui é tudo muito gostoso tenho vontade de comer tudo! Huhauahuah



Bom, mas esse foi o dia de hoje!
Estou MTO feliz aqui, mas mesmo assim não consigo me sentir completa, tenho muitas saudades dos meus amores.
A distância dói muito..

 Imagem que passou o dia inteiro na minha cabeça...             

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cidade vazia..

07/04/2012
Gente hoje Coimbra estava praticamente vazia.
Como a cidade é universitária, todo mundo aproveitou as férias de Páscoa pra ir ver a família, não tinha uma viva alma na rua. Como eu e Jai ficamos desgarradas por aqui, aproveitamos para ir dar mais uma voltinha pela cidade.
E isso rendeu uma novidade...
Hoje mesmo comecei a trabalhar em um restaurante! Ahuahauhauha
Siiiim.. vou trabalhar sábados, domingos e feriados na hora do almoço. O não é mto, mas o tempo que vou estar lá ia gastar dormindo em casa, então tá valendo!
Vamos fazer uns troquinhos para poder viajar mais, né?!
Lá foi tudo tranquilo.. Teve mais trabalho do que imaginava mas tudo bem, eu até que me diverti e acabei ganhando uns chocolatinhos de Páscoa. Acho que tudo que não comi na África to comendo aqui.. Nossa a comida é muito boa e os doces maravilhosos. Tô com medo de voltar rolando pra casa! Ahuahuahuahau
Mas o dia de hoje foi esse, sem maiores emoções.  

Beijos e MUITA saudade.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pela cidade!

06/04/2012
Oi gente!
Nossa estou muito feliz por estar aqui em Coimbra, a cidade é realmente linda. Hoje eu e Jai fomos passear pela cidade, foi muito legal, conheci vários lugares e fiquei apaixonada por tudo.
Quero sempre tirar fotos pra garantir que vcs vão ver tudo que estou vendo!
FOTOS DA CIDADE...
Praça João Paulo II

 Cidade de Coimbra..


 
Louça portuguesa pintada a mão.
Nessa loja tem um homem que fica fazendo tudo na hora... LINDO DEMAIS!


Bebida típica que se chama Ginginha. Tri bom.. parece um licor de cereja!


Estou adorando o nome das ruas aqui..
Se nessa só moram gajos gatos, vou ver se alugam quartos! ahuahuahau


E a pergunta que não quer calar.. Tomar onde mesmo?


Escadas monumentais!


Jardim das Sereias!
Falando com mamãe! =) 


E para comemorar esse dia maravilhoso nada melhor do que um brinde!


Bom espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho dessa cidade linda!
Beijooooooos e saudade!

domingo, 8 de abril de 2012

Primeiro dia...

05/04/2012
Bom, vamos ao meu primeiro dia então..
                Hoje eu e Jaiane (menina baiana que veio participar do mesmo projeto que eu) fomos conhecer uma escola e uma ONG com as quais vamos trabalhar.
Fiquei impressionada com o ambiente da escola, pois ela é pública e tem uma estrutura fantástica, comparando com os referenciais de Pelotas me arrisco a dizer que é mais equipada que o São José. É outro mundo, outra visão.
Já a ONG não tem tanta estrutura assim, lá o que me encantou foram os pensamentos do presidente, muito mente aberta. Em vários momentos que escutei ele falando pude ver minha mãe e seus pensamentos.
A ONG atende apenas deficientes visuais, lá eles trabalham com atividades do dia a dia e de tempos em tempos promovem alguns eventos em shoppings ou em qualquer outro lugar para apresentar a população técnicas de auxilio e de sensibilização visando diminuir o preconceito. Uma das frases que ele falou e eu achei o máximo.. “Dizem que existe uma tal curva de normalidade, né?! Eu não sei, nunca vi isso! O que é ser normal?”, lembrando que ele é cego, ok?!  
                Depois do trabalho fomos ao supermercado. Resolvemos fazer umas comprinhas para cozinhar em casa, assim economizamos e podemos gastar mais em passeios e tal! =) (Tô bem canguinha mesmo! Ahuahuahuah)


                Como fomos ao supermercado não pude deixar de comprar os ingredientes para fazer um quentão.. Gente tá muito frio aqui! Durante o dia é agradável, temperatura entre 20 e 22º, mas de noite tem feito entre 6 e 8º, to passando muito frio. Amanhã vou ser obrigada a comprar roupinhas, pois só trouxe coisas leves...



                Bom mas esse foi mais ou menos o dia de hoje..
                Estou mto feliz, Coimbra é linda, para cada lado que olho tem um prédio maravilhoso, tenho a impressão de que estou em um filme de época.

Beijos, boa noite e saudades!

Chegando em Coimbra! =D

04/04/2012
Depois de todo ocorrido na França, meu voo de Paris para Lisboa foi péssimo!
Fui todo caminho com uma dor de estomago, imaginando se teria que dar as mesmas explicações. Todo nervosismo foi desnecessário, pois foi tudo mega tranquilo.. Não tive problema com a entrada ou com a bagagem! Sucesso TOTAL!
Pois bem, depois de superada a questão da entrada hora de mudar a preocupação. Ir de ônibus do aeroporto para rodoviária e depois de Lisboa para Coimbra foi um desafio bem grande. A sorte que tive a ajuda de várias pessoas, no final das contas sempre dá tudo certo, né?!
Percorri o caminho de Lisboa para Coimbra com a boca meio aberta, não sei dizer ao certo se Portugal é tão lindo ou a mudança de Benin para cá faz com que eu ache tudo mais bonito do que a realidade. A sensação que tive é que minha cabeça deu um giro de 180º, a diferença é gritante em todos os pontos, roupas, transporte, língua, pessoas, ABSOLUTAMENTE tudo! (Mesmo assim Benin ainda é minha paixão! =D)
Quando cheguei em Coimbra liguei para o pessoal da aiesec e eles foram me buscar na rodoviária. Aqui é tudo pertinho, mas com o peso da bagagem da Dona Paulinha passamos um certo trabalho!
Já nesse dia conheci a Jaiane, que é a outra brasileira que esta aqui para o mesmo projeto que eu. Nos demos super bem e já estamos fazendo várias combinações para passeios, viagens e tudo mais!
Provisoriamente eu e Jai estamos instaladas na casa do Marcelo, coordenador do nosso projeto, pois as repúblicas estão todas vazias em virtude das férias da Páscoa (Sim, aqui eles tem uma semana de férias na época da Páscoa). No domingo ou segunda tudo já deve estar normalizado e aí vamos para nossa republica.
Estou feliz, com muitas expectativas e cheia de sonhos! Acho que aqui vai ser tudo muito legal também... 

Pois então... Esse foi o dia de hoje.
Vou dormir que estou morta!
Beijos, amo vcs e MTA saudade!!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Posso entrar?

04/04/2012
Bom gente nesse exato momento estou com o coração saindo pela boca e como escrever me ajuda a ter calma vamos lá..
O vôo para Paris foi ótimo.. Poucas turbulências e eu dormi quase o tempo todo, nem vi o tempo passar.
Porém quando cheguei no aeroporto Charles-de-Gaulle começou a tortura.
Eu e mais duas meninas que também viajavam sozinhas e devem regular de idade comigo fomos barradas, tivemos que responder MTAS perguntas repetidas vezes, mostrar dinheiro, documentação e agora estamos sentadas no Posto da Policia para ver o que vai acontecer..

STOP... Me chamaram! 

1 HORA DEPOIS...  
Tive que responder todos questionamentos novamente, mas dessa vez em português. Falei com uma tradutora pelo telefone, que foi super gentil, bem diferente do policial que estava me tratando como uma favelada.
Eu tinha toda documentação da aiesec em mãos, dinheiro, passagens de ida e volta, sabia responder todas perguntas e me esforcei ao máximo para não demonstrar o nervosismo (acho que usei as mesmas técnicas de quando fui apresentar meu tcc.. hauhauah).
Não tinha o que dar errado, né?! É.. mas na hora da um medo! Se a pessoa não tem bem certeza das respostas se embaralha, eles são foda. (Desculpa a palavra, mas não achei outra que descrevesse melhor)
No final eu já estava pensando, que se não desse certo azar.. eu já estou morta de saudade da minha família e dos meus amigos mesmo, qualquer coisa volto para casa antes. Não era o plano inicial e obvio que ficaria frustrada, mas tb não seria o fim do mundo.
Deixei rolar.. Eu confio nos caminhos da vida.Enfim fui liberada.. Quando o policial devolveu meu passaporte carimbado tive uma sensação de alivio que não sei descrever.
Acredito que as duas meninas não tiveram a mesma “sorte” que eu.
Uma delas ia para Alemanha e outra ia ficar aqui na França mesmo. O policial perguntou se a primeira falava alemão e ela respondeu positivamente, então ele mandou que ela falasse e ao invés de falar ela perguntou o pq... O policial só olhou para o outro que estava mais distante e deu uma risada de deboche.
Entendi aquele olhar e aquela risada como um grande problema para ela, fiquei com pena, mas óbvio que não pude fazer nada né, afinal estava salvando a minha pele tb..   
Aaaaa, deixa eu contar para vcs a esnobada que o policial quis me dar e se deu mal... Ele perguntou o que eu ia fazer em Coimbra e eu respondi que ia trabalhar com crianças em um projeto que visa minimizar o preconceito com as pessoas portadoras de necessidades especiais. Ele disse que meu inglês não era tão bom assim para trabalhar em uma escola eu só respondi que isso não tinha problema, pois em Portugal se fala português, assim como no Brasil! Ele nem falou nada, só continuou olhando a papelada! Hauhauhauahuah
Ai ai .. Enfim deu tudo certo.
Vamos para Lisboa? =)
OBS.- Como sempre disse pra Ana Paula, minha colega de faculdade, eu preciso de emoções fortes, senão a vida perde a graça! É agora to fazendo piada, mas na hora tava bem apavorada! Ahuahuahuah

BEIJOS!

Chegou a hora

04/04/2012, II
É.. chegou a hora de ir para o aeroporto!
Essa semana passou voando, tenho a impressão de que pisquei os olhos na terça passada e só abri hj, mas estou em paz sei que fiz tudo que queria e estava ao meu alcance.
A mãe das gurias veio de Porto Novo só para me levar... Fiquei com vergonha de atrapalhar, mas ao mesmo tempo feliz por não ter que ir de moto com essas malas, na verdade nem sei se isso seria possível.
Antes de sairmos a mãe das gurias ficou apavora com o peso e tamanho da minha bagagem, e eu tenho que concordar, REALMENTE estou carregando muita coisa. A mala grande tem basicamente presentes e coisas que comprei... Tem MUITA coisa e está um chumbo.
Ela foi todo caminho falando que ia ter excesso de peso e eu teria que deixar minhas coisas aqui. Na primeira vez eu respondi que daria um jeito, na segunda repeti, a partir da terceira fiquei muda e meu pensamento foi parar no mundo de Bob, ou no mundo de Paulinha.
Comecei a olhar para rua, para as gurias e para dentro de mim e quando vi estava aos prantos. Cheguei no aeroporto secando as lágrimas e quando olhei para o lado vi que não estava sozinha.. Minhas irmãs africanas tinham os olhos iguais aos meus.
É chegou o dia da partida, é difícil dar tchau, ou como prefiro pensar, até logo.
Eu e as gurias fizemos muitas promessas para o futuro, sei que um dia nos veremos novamente e que nunca esqueceremos de tudo que passamos juntas, mas também sei que jamais será a mesma coisa, talvez nunca mais passemos tanto tempo juntas.
Mas quem sabe do futuro, né?! Talvez elas se mudem para Pelotas... Eu ia amar!

Quando fui fazer o check-in começaram os problemas..
No balcão da Air France diziam que eu só poderia carregar 23 kg em cada mala e eu dizia que não, que podia carregar 32kg. Até eu mostrar o papel do eticket foi uma luta, a má vontade estava imperando por aqui, a atendente queria que eu pagasse uma MULTINHA de 200 euros pelo excesso de peso. Capaz que eu ia pagar...
Ok.. A supervisora se convenceu de que eu podia levar duas malas de 32kg cada.
Hora de pesar.. 
Primeira mala: 29kg (fiquei toda faceira)
Segunda mala: 40kg... acabou cmg! HAUHAUHAUHAUAH
Pude jurar que ela fez uma cara de satisfação em me dizer que eu teria que deixar algumas coisas. Deixar os presentes? Capaz mesmo...
Me sentei no chão, abri as malas e comecei uma revolução..
Transferi 3kg da segunda mala para primeira, mas mesmo assim ainda tinha 5 de excedente. Qual foi a minha solução? Coloquei 5kg na mochila e estou levando junto com meu computador nas costas.. Nossa esta mto pesado, mas azar.. auhauhauh
Olhem que bonito


Fiquei orgulhosa do meu desempenho!


Deixar os presentes que comprei com tanto carinho.. que desaforo, essa gente não me conhece mesmo! Hauahuahuah Mas aqui é assim, se tu não gritas passam por cima de ti..
Minha comitiva..

Minhas amadas!


O clima ficou um pouco mais descontraído depois de toda luta com o peso das malas, mas mesmo assim, na hora de dar até logo foi difícil.  Repetimos as milhares de juras e agradecimentos que já havíamos feito em casa, nos demos muitos beijos e é.. chegou a hora!
Entrei para sala de embarque olhando para trás e novamente secando as lágrimas.
Nunca quero esquecer de tudo que aprendi aqui e das pessoas que conheci.
Tenho algumas recordações mais doces e outras mais salgadas, mas sem duvidas todas elas  contribuíram para o meu crescimento.
Vou em paz..
Beijos!

Até logo!

03/04/2012
Ai e chegou o último dia.
Já sei a nova data da minha partida a duas semanas, mas entre saber o dia e vive-lo existe uma diferença quilométrica.
Corri para fazer tudo que queria..
Comi o ultimo abacaxi, tomei o ultimo banho de canequinha, fui acabar com meu dinheiro no centro cultural e terminei as surpresas das gurias.
Preparei para elas uma série de coisinhas..
Fiz um cartaz com fotos nossas, dei meus esmaltes coloridos que elas tanto amam, uma mecha do meu cabelo para cada uma, minha camiseta do Renato Russo e outra com uma foto minha. São coisas muito mais simbólicas do que valiosas.
E elas amaram.. Fiquei muito feliz!



Quando achei que tínhamos acabado, fui surpreendida!
Elas também haviam preparado uma surpresa para mim! Gente elas são muito queridas e especiais...


Nessa cartolina elas desenharam várias coisas significativas da África, disseram que é para que eu nunca esqueça de tudo que vi aqui. Como se isso fosse possível...


E aqui elas fizeram pulseirinhas para mim, para mãe e para Duda. Elas sabiam a cor que cada uma gostava e escreveram os nomes com as cores preferidas... Serio fiquei muito feliz pela recordação!   

Vou embora de Benin com a certeza de que valeu a pena!