segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dia movimentado!!

14/02/2012, Cotonou, Benin
Geeeeeeeeeente...  O dia hoje está movimentado demais.
Acordamos umas 7 horas, tomamos banho e fomos para rua.
Compramos um chip para o meu celular que descobri que funciona aqui. Tive que comprar também um carregador, pois esqueci o meu lá na rua Uruguai, 1791. Bem pateta essa Paula.
Depois fomos para ENEAN que é onde funciona o escritório da AIESEC em Cotonou.    Fomos de moto taxi, pois é bem longe de casa. Aqui tem muito moto taxi.. vamos de moto para qualquer lugar, as pessoas não tem o costume de caminhar.
Para chamar uma moto basta esticar a mão no meio da rua, sacudir e falar karkano kakano (se diz que que no), chegam a parar umas 3 motos.
Fiquei imaginando o meu pai dirigindo aqui.. Acho que ele mataria metade dos motoristas.. o trânsito é uma loucura, não tem muita regra.
Depois de ficar um pouco em ENEAN fui encontrar a Emma e fomos fazer várias coisas.
Emma é uma australiana que está em Cotonou, ela é muito querida, pena que está indo embora amanhã. Ela me ensinou várias coisas sobre a rotina, alimentação e como usar o dinheiro. Foi muito útil!
Emma...



Primeiro fomos na escola de Frances, mas desisti de fazer o curso, pois é muito caro. O que eles cobram dos estrangeiros por 2 meses de aula as pessoas da cidade pagam por um ano de aula. É realmente muito caro para os padrões daqui.
Na frente da escola tinha um homem com coisas típicas de Benin e de Vondou (vudu). Ficamos um tempinho vendo tudo e ele me deu de presente duas pulseiras, pois disse que eu estava muito feliz e que isso fazia com que ele ficasse feliz! Escolhi uma verde e uma rosa.. eu e minha pequena!






No vondou ter filhos gêmeos é uma grande sorte, eles acreditam que tendo essas estátuas em casa terão a felicidade de ter gêmeos.



Esse é Ekon uma figura típica do Vondou. Nas festividades uma pessoa veste roupas como essa. E eles acreditam que tem ninguém dentro da roupa, apenas um espírito. Dizem que se alguém toca em Ekon morre na hora.
Depois fomos a uma galeria de arte moderna.
O artista contou a história de suas obras.. todas elas são feitas de material reciclado. Ele diz que o mundo tem que evoluir e que um mundo melhor é possível, basta que todo mundo acredite.



Depois de ver tudo sentamos pra conversar um pouco, eles nos deram uma bebida típica de Cotonou. Gente é mais forte que cachaça.. desce queimando a pessoa! Ahuahuaha


Tirei algumas fotos com as pessoas que trabalham na galeria. As pessoas por aqui adoram brasileiros.



... Depois disso deu uma certa fome e paramos para almoçar. O almoço é servido na calçada. (Acho que a vó ficaria louca aqui e a Veroca ia fazer fama!). As panelas ficam no meio da rua, tu diz quanto queres pagar e eles servem, é tudo na hora, não existe um preço fixo, te cobram quanto acham que podes pagar.

Não existe bebida para vender no mesmo lugar, apenas um balde com água, as pessoas pegam canecas e se servem, todos usam as mesmas canecas.




  

Ah e agora a melhor parte do dia.. fui na escola onde vou trabalhar com as crianças... Escrevo sobre isso amanhã, pois está tarde e o dia será cheio!



Com amor,  Paula.




6 comentários:

  1. Neguinha, adorei a riqueza dos detalhes da tua narrativa sobre o dia. O colorido das panelas (se pode se chamar assim),com as comidas atrai o olhar.. já quanto ao paladar, me ponho em dúvidas. rsrsrs. Não é a primeira vez que comentas o fato de teus anfitriões adorarem brasileiros, o que sem dúvida tranquiliza a todos nás. Vó Maria, como sempre mandando muitos beijos e dizendo daquele jeito dela: "Diz prá ela se cuidar"!To muito feliz por ti, sobrinha.*Bjus *Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia.. que bom que estas gostando!
      Olha, o colorido das panelas pode até atrair o olhar, mas o paladar não convence muito.
      Pelo menos eu não me agrado, eles gostam.
      Comer aqui tem sido um desafio... mas isso até que é bom pois vou chegar em Pelotas bem esbelda! ahuahuahauh
      Beijoooos pra ti e pra vó!

      Excluir
  2. Ahh..Paulinha, traz um prato desse negócio com farinha prá mim, parece bom demais!! Da pimenta tu reclama, mas a cachacinha tu gostou né???...beijoooooo do gordo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prato do negócio com farinha não vou levar.. Mas a pimentinha ta garantida!! Podes contar com isso!
      E tu sabes que a cachacinha é mais a minha praia, né?!
      huhuahuahuahuahuha
      Beijos seu gordo!

      Excluir
  3. Filha
    Realmente o modo como se alimentam realmente não combina com nossos costumes...
    Emagrecer deve ser fácil por aí... mas sabe aonde eu nos encontrei filha?... na felicidade que o moço das pulseiras sentiu ao te ver feliz...(A Dudinha amou estar presente nas pulseirinhas...) ou no artista que acredita em um mundo melhor através do crédito que damos aos nossos sonhos... deves ter te sentido em casa né? Afinal na nossa vida aprendemos a sugar um sorriso alheio como único e nosso e acreditar sempre fez parte de nossos dias... acreditar se tornou um movimento espontâneo... eu t amo mto... mto... não... eu é q t amo mais... hahahaha... sei q entendesse... bjbjbjbjbj mama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mãe..
      Sabe que isso me faz ficar em paz e ter calma para enfrentar a saudade!
      As pessoas aqui são muito parecidas conosco, parece que sempre acreditam nos sonhos!
      Isso é maravilhoso!
      E realmente, acho que emagrecer aqui será facinho facinho!

      TE AMO MUITO... E nem vem com essas piadinhas pois sabes que eu que amo mais!

      Excluir