terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conhecendo o mercado!

16/02/2012, Cotonou - Benin

Estou nervosa para conseguir acessar a internet e dar noticias pra todo mundo. Não consigo falar com vcs, mas escrevo todos os dias para postar tudo de uma vez só!
Hoje não tive que trabalhar, então fui com Siadath para o seu trabalho. Ela tem uma loja de malas com sua outra irmã (que não mora na mesma casa), o lugar é como um mercado e tem de tudo.. roupas, medicamentos, comida, material de higiene, peruca... sim, até peruca! Hauhauahuah
Enfim, de tudo mesmo!
Foi um dia muito divertido.. conheci várias pessoas e vi muita coisa diferente.
Fiquei com vontade de comprar muita coisa, mas me segurei. Aqui nosso dinheiro vale muito! É uma tentação..
Mas não quero ficar comprando tudo que vejo, pq parece que estou esbanjando. Consumismo definitivamente não é um comportamento normal aqui, por exemplo, na casa que eu estou morando tem três pessoas, então elas tem três pratos, três garfos, três facas e três colheres. Aqui as pessoas só tem o que é necessário pra viver.
E eu fico me perguntando.. eles estão tão errados assim??
Aí é impossível vir cá e não pensar sobre isso. 

Enfim.. vamos as fotos do meu dia!

Essa é a outra irmã da Farhat... ela que tem uma loja de malas com Siadath.




No mercado tem muitas lojas que vendem tecidos, eles são muito coloridos e diferentes. Eu gosto, acho bem bonito.



As pessoas compram os tecidos e no mesmo lugar já tem homens costurando e fazendo as roupas...
Ah... uma curiosidade! Aqui não vi nenhuma mulher costurando, acho que é um trabalho típico masculino.



Chapéu típico..


Comidas..
OBS- Dinda por enquanto essa foto foi tudo que eu consegui! Mas ainda não desisti de encontrar um supermercado, certo?!

Essa foi uma das coisas mais legais do meu dia!

Eu estava indo comprar peixe com a irmã da Siadath quando passamos na frente da loja de peruca e esse bebê estava chorando. Eu comecei a conversar e a mãe dele me entregou para que eu o segurasse no colo... eu o peguei, comecei a cantar e fazer gracinha, ele parou de chorar e ainda me deu um baita sorriso!
Me senti muito feliz!!
OBS- Olhem a cara da mãe dele em segundo plano... acho que ela também ficou feliz!

Alguns remédios são vendidos assim, sem qualquer forma de controle.


Mulheres vendendo peixe...



No mesmo lugar onde o peixe é vendido já tem algumas pessoas que limpam. Esse trabalho é muito cansativo e repetitivo.
Para limpar uns 15 peixes custa uns R$0,47 (quarenta e sete CENTAVOS) fazendo a conversão de franco em real.



Ahá! Esse é o banheiro do mercado...



Prestem atenção que tem uma pequena chaleira perto do lixo. Na África as mulheres tem o costume de se lavar depois de usar o banheiro. O funcionário que cuida de tudo fica reabastecendo as chaleiras.
Mas não me pareceu uma boa idéia, pois não é muito limpo, para os nossos padrões de higiene.


E encerrando essa publicação a imagem mais linda de Benin... O sorriso!
Aqui as pessoas são muito simpáticas e receptivas, principalmente as crianças... isso me faz muito bem!

Estou feliz e sinto falta de vcs!
Beijos e boa noite!

8 comentários:

  1. Bom dia, neguinha!! Meu dia só começa depois de saber como foi o teu. Estou animada e contente por ver que tudo está correndo bem.Fico olhando o face e aqui, vejo e revejo, faço comentários duplos, 'as vezes idênticos rsrsrs (quero ter a certeza que vais vê-los).Hoje vou trazer tua vó Maria aqui em casa para que ela possa ler tudinho, embora todos os dias eu comente tudo com ela.A véia vai pirar kkkkkkk! *Bjokas guriazinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Jane!
      Que bom que estas gostando de tudo.. Me esforço pra não deixar passar nada!
      Mas me conta.. como foi com a Vó?
      Ela gostou?
      Deve ter achado tudo uma grande loucura! ahuahauhauah
      Beijos e obrigada por todo carinho!

      Excluir
  2. Nossa, Paulinha,que fotos lindas!E que delícia ver que estás curtindo muito essa experiência e que estás feliz, o brilho do teu sorriso diz que realmente os "olharesdePaulinha" estão olhando tudo e "vendo"... Beijo meu amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia Regina!
      Obrigada, fico muito feliz que tenhas gostado das fotos!
      Realmente estou tentando ver e aprender ao máximo!

      Beijos enormes!

      Excluir
  3. Realmente, é um choque de realidade, né, Póla!! Ao certo, encontraste o que buscavas: um lugar necessitado de receber aquilo que tens a oferecer: um pouco (ou um monte) do teu carinho... Três garfos para três pessoas, chaleira no banheiro, remédios vendidos em potes plásticos... Impossível não repensar a vida. Se aqui, vivendo nossas rotinas, acredito que sempre pudemos deitar um pouco diferente de quando acordamos, imagino aí, querida. Vai em frente. Beijos apertadinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mima..
      Todos os dias antes de dormir me agarro no Gole e penso no que aprendi!
      Tem sido tudo muito válido.. A diferença faz a gente crescer, né?!
      Em breve terei mais novidades!
      Te amo!
      Beijooooos

      Obs.- Gole é o ursinho que ganhei da Vó.. achei o nome muito indicado pra ser o meu ursinho! ahauhauhauha

      Excluir
  4. Nossa que Mercado colorido... deve ser lindo!!!
    Teríamos que passar por uma grande reciclagem para aprender ou reaprender a viver com só o que realmente precisamos... são modos de adaptação diferentes né filha? Seria maravilhoso poder conhecer durante nossa vida culturas diferentes e após decidirmos quem queremos ser... mas a vida geralmente não dá essa oportunidade... poucos tem essa chance... aproveita filha... dá de ti... e absorve tb... sinto saudades...
    Que susto!!! Seria meu netinho??? Não... não... era só um bebezinho feliz que ganhou o colinho da Paulinha...
    T amo gatinha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe o mercado é maravilhoso.. bem daquele jeitinho que nós gostamos!
      Sim.. e realmente teríamos que passar por uma grande reciclagem para aprender a viver assim e ver que muita coisa que temos não é necessário!
      É outro estilo de vida, né?!
      E não é teu netinho sua boba! ahauhauhauahuah
      Te amo demais e também tenho saudades!

      Excluir